ENSINO FUNDAMENTAL II

Proposta Pedagógica

O Ensino Fundamental ll tem como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético, tendo em vista uma formação ampla.
Faz parte dessa etapa a construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais e intermedeia o contato do aluno com o objeto de conhecimento. É imprescindível, nesse processo que valoriza o aprender contínuo e a troca constante entre aluno-aluno e aluno-professor, uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.
Cabe, à escola Criativa, proporcionar ao aluno o desenvolvimento de um conjunto de habilidades e competências que o habilite a viver em sociedade, enfrentando e resolvendo problemas e participando de forma democrática na vida política. Este trabalho é realizado pelo conjunto das disciplinas escolares e projetos propostos pela escola.

São habilidades e competências proporcionadas pela escola:

- Posicionar o aluno de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais;
- Planejar, dentro das diversas áreas do conhecimento, situações em que o aluno aprenda a utilizar seus conhecimentos como instrumento de compreensão da realidade, seja do ponto de vista da utilidade prática, seja na formação de estruturas de pensamento, que permitam a ele expressar suas idéias, usufruir das produções culturais, bem como analisar, interpretar e transformar o mundo que o rodeia.
- Garantir um convívio social democrático com ênfase na compreensão e construção das regras, desenvolvendo nos alunos atitudes de respeito, cooperação e solidariedade;
- Promover condições para que o aluno se aproprie dos conteúdos, transformando-os em conhecimento próprio;
- Propiciar um clima harmonioso de trabalho, valorizando a construção de vínculos afetivos e o respeito à individualidade;
- Desenvolver alunos que tenham confiança em suas capacidades cognitiva, afetiva, ética e social para agir com perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania.
- Capacitar o aluno a desenvolver hábitos saudáveis, agindo com responsabilidade em relação a sua saúde.
- Propiciar a participação ativa e direta da criança na construção do seu conhecimento, sendo o professor um mediador, um facilitador do processo de aprendizagem;

A Escola Criativa enxerga seu aluno como um indivíduo livre, pensante, criativo, crítico que ousa sempre novas descobertas, constrói seus valores, interage com o meio ambiente e modifica–o. È um ser em formação em constante evolução e que deve ser preparado para enfrentar um mundo que se transforma em ritmo acelerado. È preciso desenvolver sua inteligência para perceber a importância de assuntos prioritários, é preciso espírito de liderança para enfrentar os desafios, é preciso criatividade para encontrar soluções.

Horário de Aula

PERÍODO MATUTINO

​Das 07h20 às 12h:10

PERÍODO VESPERTINO

​ Das 13h:20 às 18h10

Material Didático

A proposta de trabalho favorece o pleno desenvolvimento da criança para que possa assumir com dignidade seu papel de cidadão consciente e responsável, no planejamento e execução de cada atividade, são levados em conta o nível de conhecimento dos alunos, o seu ritmo de aprendizagem e todos os tipos de motivação que os inspiram.

logo criativa sem objetivo.png
Infantil e Fundamental 1º ao 5º