CRIANEWS

Março 2018

Professora: Iara Ferrari

Disciplina: Educação Física

Turma: Fundamental II, 6º ano   

Copa do Mundo na Rússia 2018

Tema: 

Importância da atividade

A Copa  do Mundo FIFA de 2018 será a vigésima primeira edição, que ocorrerá na Rússia, anfitriã da competição pela primeira vez. A edição de 2018 será a primeira realizada no Leste Europeu e a décima primeira realizada na Europa. O evento acontecerá entre os dias 14 de Junho e 15 de Julho, a competição contará com a participação de 32 seleções. Ao todo, serão realizadas 64 partidas.

O mascote dessa copa trata – se de Zabivaka, um lobo que irradia diversão, charme e confiança. Em russo Zabivaka significa “aquele que marca do gol” e batalhador. O conceito por trás do lobo foi criado pela estudante de design Ekaterina Bocharov, segundo a estudante ele é fofinho e tem olhos carinhosos.

 

 

Atividade Realizada

Foram realizadas pesquisas e estudos sobre: A Copa do Mundo; e os países participantes, cada turma escolheu confeccionar seu mascote Zabivaka de acordo com os países participantes da copa do mundo de 2018. Foi priorizado o trabalho coletivo, em pequenos grupos. Pois segundo Vygotsky (1987), todas as funções do desenvolvimento do indivíduo aparecem duas vezes: primeiro no nível social e, depois, no nível individual; primeiro entre pessoas (interpsicológico) e, posteriormente, no interior do sujeito (intrapsicológico). Isto significa que o trabalho em grupo oportuniza maiores condições de aprendizagem.

 

 

Visão do professor

O Projeto busca levar o educando a conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura de diferentes países do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais, como recomenda os Parâmetros Curriculares Nacional Educação Física (BRASIL, 1998). - Prof.ª Iara.

Março 2018

Professora: Tamiris Bartolini

Disciplina: Geografia

Turma: Fundamental II, 8º ano   

Tema: 

Cartografia

Importância da atividade

A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Para a compreensão da exatidão da localização, a cartografia possui o conceito das coordenadas geográficas, que são informações obtidas a partir das distâncias relativas entre os paralelos e a linha do Equador e dos meridianos e o meridiano principal “Greenwich”, a partir dessas informações obtém-se a localização exata.

 

Atividade Realizada

Os alunos do 8° ano realizaram uma atividade prática diferenciada na aula de Geografia para relembrar as coordenadas geográficas. Com o auxílio da bexiga, traçaram as principais linhas imaginárias que serviram de base para os paralelos e meridiano. Assim com a representação tridimensional do globo, puderam realizar a marcação de pontos específicos a partir das coordenadas geográficas.

 

Visão do professor

Trazer ferramentas diferenciadas para as aulas, instiga e motiva os alunos, a princípio pela curiosidade e posteriormente pelo desafio da atividade. Na atividade das coordenadas, perceberam que um material simples, no caso a bexiga, deixou o conteúdo mais prazeroso e prático. - Prof.ª Tamiris.

Novembro 2017

Professor: Renato Nishida

Disciplina: Ciências

Turma: Fundamental II, 6º ano

Tema: 

Campanha Ecolacre

"Arrecadação de lacres de alumínio"

Atividade Realizada

Promover a participação dos alunos nas questões ambientais e sociais da escola.

Estimular nos alunos um processo de desenvolvimento pessoal e moral, no qual a preocupação com o meio em que vivem e a sociedade possam ser respeitados.

Trabalhamos a Conscientização, Igualdade e Respeito; e tivemos como desafio o processo de mudança social coletiva, a preocupação com o meio ambiente e com recursos naturais.

O projeto se propõe no engajamento, alunos da escola e parceiros, na aquisição dos lacres de alumínio, buscando a coletividade, deixando de lado o individualismo que impera em nossa sociedade consumista, capitalista e sem espírito de equipe.

Preocupação mais efetiva em ações sociais e ambientais.

E mostrar que o melhor do trabalho em equipe é ver o melhor se transformar em excelência, pois, juntos, podemos fazer a diferença.

 

Visão do professor

Saliento a importância de se aprimorar a consciência ambiental nas relações da sociedade e o meio ambiente.

O projeto começou como uma questão ambiental e pedagógica e passou para o social”, como forma de incentivo a participar de ações e campanhas em prol dos necessitados.

A receita é simples e potencialmente eficaz: solidariedade, somada à preservação do meio ambiente, pode resultar em uma cadeira de rodas nova. Confuso? A combinação é um tanto estranha, mas funcional. A garantia é da comunidade escolar estendida ao âmbito familiar que participa da campanha de arrecadação de lacres de latinhas em prol do bem-estar de quem está com sua mobilidade comprometida.

Isto nos mostra o quão capazes somos, se entendermos que nossos objetivos podem ser alcançados, quando não desistimos dele.

 

 

Visão do Aluno

De modo geral, pode-se dizer que a participação efetiva do grupo para realização desta campanha, O projeto “Arrecadação de Lacres de Alumínio”, faz jus ao seu nome. Permitiu que os alunos dos 6º anos, pudessem contribuir mesmo com um só lacre diariamente e chegar a obter o êxito de encher uma garrafa PET de 2 litros. Isto nos colocou para agir e pensar nos resultados de nossos próprios gestos.

“Solidariamente nos engajamos nesta causa e propomos a toda nossa comunidade participar dessa ação social” ( Laura – 6ºA).

Diante disto, os alunos se mostraram sensíveis a ação e encararam as suas próprias dificuldades com mais sensibilidade para os problemas alheios. Muitos disseram que o trabalho lhes permitiu agregar conhecimento sobre as questões ambientais e sociais.  

Conclusão

A Campanha atingiu o ápice de sua meta, que era conseguir aqui na escola Criativa durante este ano de 2017, a arrecadação de 14 garrafas de 2L cheias de lacres; o que nos permitiu trocar o material junto a empresa parceira e transformar o ato na aquisição de uma cadeira de rodas que será entregue a uma instituição de caridade.

< Voltar

Onde

estamos

Confira nossa

página do Facebook 

​Rua José Strazzacapa, 44 - Jd. Madalena - Campinas/SP - CEP: 13091-603 - Fone: (19)3207-0396

@ 2016 - Todos os direitos reservados - ESCOLA CRIATIVA